SEO para coworking, a arte de ser encontrado – Parte I

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Vamos ser sinceros, essa não é a melhor hora pra você rodar campanhas de marketing incentivando as pessoas a irem pro seu espaço, conhecer gente nova, participar de eventos. Ao mesmo tempo, não quer dizer que você deva ficar parado apenas esperando o mundo sair desse filme de terror trash que entramos nas últimas semanas.

Existem diversas iniciativas que podemos fazer enquanto o mercado está parado. Em tempo difíceis, nada melhor que investir energia e atenção em algo que é atemporal. E nesse pensamento, não tem nenhum investimento com melhor custo benefício pro seu negócio que otimizar o seu site para mecanismos de busca, como o Google.

Eu não sei você, mas eu não tenho um guia telefônico (aquele livrão com as páginas amarelas, lembra?) em casa faz algum tempo. Hoje, a porta de entrada de todo mundo pro seu negócio é o Google. Por isso investir tempo e dedicação em ter uma boa posição orgânica no ranking dele é tão importante. Em alguns mercados, como o de coworking, eu diria fundamental.

Para os íntimos, essa otimização é conhecida como SEO (search engine optimization). É um assunto gigantesco, super dinâmico, e que demanda uma atenção constante. No entanto, tem uma barreira de entrada relativamente pequena, e com alguns pontos simples bem trabalhados, já conseguimos atingir uma melhoria visível.

É o princípio de Pareto em carne e byte. Fazer 20% do trabalho bem feito te traz 80% de resultado. Parece bom, certo? E realmente é. Existem apenas dois problemas:

  1. Os resultados são de médio a longo prazo. Poucas coisas que você faz hoje no seu site consegue ver um retorno em menos de 30 dias. Na maior parte, precisam de pelo menos um trimestre pra mostrar os ganhos. E é no longo prazo, um ano, dois, que você realmente vê o valor do trabalho feito.
  2. Em alguns mercados, 80% não é o suficiente, você vai precisar ir além. E esses 20% finais vão demandar muito trabalho e investimento.
    Esse artigo não tem a pretensão de ser um guia definitivo sobre SEO. Existem dezenas de outros conteúdos muito bem produzidos e detalhados. O pessoal de marketing digital adora escrever sobre o assunto, até porque eles entendem a importância de bons conteúdos na estratégia de captação de novos clientes. O que vamos falar aqui é sobre a nossa experiência em SEO. O que aprendemos nos últimos oito anos no mercado e como levamos o Coworking Brasil a primeira posição do Google para quase todo tipo de palavra-chave relacionada.

No começo, tudo era mato.

Devo admitir que nós temos uma vantagem significativa. Nascemos em 2012, onde a concorrência para o termo coworking era praticamente nula. A gente não precisa competir posição com o Google Maps, com veículo gigante de imprensa, nenhuma outra plataforma e mesmo os Ads, eram raros.

Hoje, a primeira página do Google é uma selva. As top 3 posições é como colocar um leão, um gorila e um elefante na mesma jaula e ver quem ganha. Cada hora um está por cima, e a briga é feia. Entrar nessa jaula, apesar de difícil, é sempre possível. Se manter vivo lá, é outra história.

 

Fonte: https://coworkingbrasil.org/news/

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